Os encantos da Vila Madalena

20 Set

Vila Madalena é um bairro nobre localizado na zona oeste da cidade de São Paulo. A exemplo do que acontece com a Lapa, no Rio de Janeiro, este bairro é bastante conhecido por ser um reduto boêmio desde a década de  70, quando, por conta da proximidade com a Universidade de São Paulo, universitários se mudaram para o bairro.

A Vila abriga uma grande quantidade de ateliês e centros de exposições artísticas, além de inúmeras escolas de música e teatro. No entanto, o grande atrativo da Vila Madalena é a vida noturna. Neste bairro concentram-se os melhores e mais badalados bares, clubes e restaurantes de São Paulo e é responsável pelas segundas-feiras mais agitadas do Estado. Então se é agito o que procura, este é o lugar certo.

Vila Madalena - São Paulo

Para cair no samba até o dia raiar, visite o ‘ do Borogodó’ o ‘Pau Brasil’ ou o ‘Favela’, são as opções mais escolhidas dentre os turistas e paulistanos. Mas se prefere o som pesado das guitarras, o ideal é dar uma passada pela ‘Morrison’ ou ‘Matrix’. Mas se estilo musical não for seu problema, existem algumas opções que tocam um mix de músicas, tais como ‘Lanterna’, ‘Bleecker St’., ‘Grazie’ a ‘Dio’, ‘Bar do Santa’ e ‘AK Bar’.

Mas se a intenção é simplesmente beber em boas companhias, não faltam opções. Eles ficam concentrados principalmente na região formada pelas ruas Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Aspicuelta, Wisard, Harmonia, Fidalga, Delfina e Girassol.

Em um passeio mais incomum, é possível conhecer um pouco das diversas galerias de arte que o bairro abriga, na quais são expostas obras das mais varias que passeiam pelo estilo romântico e pela ‘pop art’ de forma singular.

Nas redondezas da Rua Gonçalo Afonso é possível encontrar um refúgio popularmente conhecido como “Beco do Batman”. Nesta viela o visitante assiste a uma exposição de grafite e passa por uma experiência urbana de adentrar na história de vida de cada artista que utilizou o muro como sua tela.

A grande curiosidade do bairro fica por conta dos nomes das ruas. São nomes poéticos como: Paulistânia, Harmonia, Girassol, Purpurina, Wisard e Original. Então é comum que nomes sugestivos apareçam quando for pedir o endereço de algum barzinho, tais como “Harmonia com Purpurina”.

As informações é que os nomes das ruas foram sugeridos por estudantes participantes do movimento anarquista a fim de quebrar a tradição de homenagear autoridades públicas, fato comum no Brasil como um todo e que se perpetua até os dias atuais.

É difícil traduzir as experiências que se vivencia ao conhecer Vila Madalena, para conhecer melhor a região, o bairro possui alguns hotéis e pousadas para sua estadia, assim poderá explorar e conhece mais afundo este charmoso bairro de São Paulo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: